LOCALIZAÇÃO

Carmelo da SS Trindade

Quinta Nª Srª do Mileu

6300-818  -  GUARDA - PORTUGAL

carmeloguarda@carmelitas.pt

Tel 271224014

Nossas redes sociais
AVÉ MARIA - Sarah Brightman
00:00 / 00:00
  • Escola de oração
  • YouTube Social  Icon

Fotografia de fundo do Monte Carmelo

ELIAS, o Tesbita: Profeta do Deus Vivo!

Profeta Bíblico e Inspirador  dos Eremitas do Monte Carmelo.

Adversário e destruidor do culto aos ídolos - sejam eles quais forem, Reactor da aliança de Deus com o povo hebreu e presente na Transfiguração de Jesus Cristo, o profeta Elias constitui um dos mais extraordinários personagens da História Bíblica. Viveu no Monte Carmelo e ali, formou-se a «ESCOLA DOS PROFETAS» à sombra do seu testemunho de fogo!

Os pontos fundamentais  que caracterizam a vida de Elias são fundamentalmente estes, que são também inspiradores  não só da vida dos seus discípulos, mas também dos Eremitas do Monte Carmelo no séc. XII que deram origem à  nossa Ordem: 

 

  1. Vida marcada pela experiência do deserto não só pelo deserto geográfico, mas também pela experiência de um deserto interior. Teve momento de não saber, de estar perdido, de ter medo, de achar que tudo estava terminado, de querer fugir e morrer, de pensar só em comer e dormir (1Rs 19,11-12). No deserto Elias experimentou seus próprios limites. Não chegou a perder a Fé e a Esperança, mas não sabia como usar a Fé antiga para enfrentar situações novas, a «descoberta» da verdade de Deus. 

  2. Vida marcada pela «brisa suave» i.e. da escuta da Palavra de Deus, da Sua Contemplação: Atravessando o deserto de Beersheba, Elias entrou no deserto da montanha de Deus, o Horeb (1Rs 19,8). Lá ouviu uma pergunta fundamental: "Elias, que fazes aqui?" E ele respondeu: "0 zelo pelo Senhor dos exércitos me consome». A Contemplação do Mistério do Deus vivo e da Sua Palavra revoluciona a vida pessoal

  3. Vida marcada pela consciência da Presença do Deus vivo: "Vivo é o Senhor, em cuja presença estou" (1 Rs 17, 1; 18, 15). Este texto mostra a consciência de estar ao serviço do Senhor e sua disponibilidade.

  4. Vida marcada pela opção clara pelo Deus vivo e a denúncia dos ídolos: Para Elias, não optar radicalmente pelo Único Deus Vivo, é optar pelo ídolo, seja ele o que for. Foi no Cimo do Monte Carmelo- o lugar do sacrifício- que ELE provou magistralmente ao Povo que o Deus de Israel é o Único Deus Vivo e verdadeiro.

  5. Vida marcada pelo Fogo abrasador da Glória de Deus

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now