GRUTA DO PROFETA ELIAS

Mosteiro «Stella Maris» dos Carmelitas Descalços

Mapa da localização de uma das Grutas do Profeta Elias no noroeste do sopé do Monte Carmelo. Esta Gruta ou caverna do profeta Elias é uma das cavernas mais importantes, famosas e sagradas das religiões monoteístas. A sua presença dá a Haifa um significado religioso para judeus, cristãos, muçulmanos e drusos.

 

Existem algumas referencias históricas que identificam este lugar como sendo a caverna do profeta Elias, e esta identificação é baseada também na tradição mais antiga. 

 

O profeta residiu no Monte Carmelo no tempo do Rei Acab, e é inquestionável que as suas cavernas foram usadas por ele como esconderijos.


Os cristãos, por sua vez, acreditam que ela seja sagrada pois Jesus e sua família teriam encontrado ai refugio do rei Herodes. 

Mais acima da Caverna de Elias está o Farol «Stella Maris», que serve de guia para a navegação, porque no sopé do Monte fica o Porto de Haifa e mais atrás ainda,  fica o Mosteiro «Stella Maris» dos Carmelitas Descalços, construído, relativamente perto desta e, sobre uma outra gruta, também reconhecida pela tradição como sendo do Profeta Elias, que é mais pequena. O presbitério da Igreja fica por cima, como se vê na imagem

Igreja «Stella Maris» dos Carmelitas, cujo presbitério está construído por cima de uma das pequenas grutas do Profeta Elias, aberta ao público

A Caverna está atualmente dentro de uma estrutura

«habitável» consequência dos albergues existentes na sua proximidade.

Esta fotografia é um dos acessos à grande Gruta ou Caverna de Elias e vemos que  a vegetação é muito densa... De acordo com a tradição de judeus, cristãos, muçulmanos e drusos, foi um dos lugares onde o profeta Elias viveu e se escondeu enquanto esteve na área do Monte Carmelo, há 29 séculos. 

 

Os visitantes vêm aqui para orar diariamente, e há grandes cerimonias realizadas várias vezes por ano.

Esta caverna natural é um espaço único e longo (14 x 8 x 5M), com pequenas cavidades em seus lados oriental e norte. 

 À volta da entrada para a caverna existem atualmente vários edifícios, construídos há 120 anos, que serviram de albergue, para o crescente número de visitantes que vinham orar neste espaço de Elias.

  

 No principio a  caverna era vigiada e guardada por uma família árabe, Hoje a caverna é aberta ao público, controlada pelo Ministério de Serviços Religiosos, e é usada para orações privadas diárias e eventos maiores do ano.  

 

As paredes desta gruta estão cobertas de inscrições deixadas pelos peregrinos ao longo dos séculos que a visitaram, e uma delas foi feita por um soldado romano chamado Germanous

Uma das pequenas cavidades laterais da gruta, onde o peregrino ou o visitante pode recolher-se solitáriamente. 

Parte inferior da Gruta do Profeta Elias

source.gif
LOCALIZAÇÃO

Carmelo da SS Trindade

Quinta Nª Srª do Mileu

6300-818  -  GUARDA - PORTUGAL

carmeloguarda@carmelitas.pt

Tel 271224014

Nossas redes sociais
AVÉ MARIA - Sarah Brightman
00:00 / 00:00
  • Escola de oração
  • YouTube Social  Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now