top of page

FORMAÇÃO  INICIAL  

Existem uns critérios gerais para o Seguimento de Jesus,  e particulares para o Carmelo Descalço neste Site Vocacional nosso, que podes ver aqui: 

Existem umas dicas deixadas por Santa Teresa, aos  seus Mosteiros, para um discernimento mais seguro quando as jovens nos batem à nossa porta.

A jovem quando entra no Carmelo, tem de passar por algumas etapas até ao compromisso definitivo com Jesus Cristo!

O nosso tempo de formação é de 9 anos, como mínimo desta formação inicial, nos Mosteiros de Vida Contemplativa.  Quais são as etapas?

  • Aspirantado que pode durar 1 a 2 anos: A candidata começa a ter contactos assíduos com o Mosteiro tendo a  possibilidade de fazer uma experiência de 15 dias entre nós, para ir adquirindo conhecimento e experiência da vocação à qual pensa ser chamada.

  • Postulantado que pode durar 1 a 2 anos: - Para entrar no Mosteiro e começar esta etapa, a vocacionada teve ousadia e força - como resposta à graça do chamamento -  para deixar a sua casa e família e participa, tão plenamente quanto possivel,  de uma forma estável, da vida da Comunidade.  Nesta etapa, a jovem é iniciada nos «costumes  e cantos da casa», durante 8 dias,  por uma Irmã encarregada para isso chamada «o anjo». Passado esse tempo é entregue à Mestra das Noviças. Neste tempo a jovem é orientada para ver as implicações sérias de uma vida votada completamente a Deus  e da espiritualidade da nossa Ordem, mesmo que ainda de uma forma muito geral.  

  • Noviciado - Dura 2 anos:  Esta etapa é iniciada com o Rito de iniciação à vida Religiosa, em que a  candidata veste o hábito castanho das Monjas  da Ordem dos Irmãos Descalços da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo., juntamente com o véu branco. A jovem Irmã começa a experimentar as exigências do silêncio e dos momentos solitários, proprios da nossa vida solitária moderada com alguns encontros fraternos.  Estes dois anos  são muito particulares, porque o primeiro é chamado «Ano Canónico», pois é neste ano que a jovem conhece melhor a vocação divina, a vocação própria do Carmelo, faz a experiência do modo de viver deste Mosteiro em particular, para se conformar a ele com o espírito, a mente e o coração e  possa comprovar a intenção de fundo que trouxe e a idoneidade para o estilo de vida proposta.  É tempo de algumas purificações. A Comunidade apesar de não intervir  directamente, por palavras, na formação, é uma poderosa alavanca, pela serenidade que possa demonstrar, a fidelidade, o silêncio e a solidão, o exemplo de mulheres de Deus no encontro fraterno dos Recreios e pela oração.

  • Tempo de «Noviça com Votos simples»: Este tempo, nas Congregações de vida activa, costuma chamar-se «Juniorado». No nosso Carmelo, porém, não usamos tal nome. A jovem Irmã permanece com o seu véu branco, apesar de ter feito os Votos Simples e este 1º ano passa-o ainda no Noviciado, sob a orientação directa da Mestra. Ao final do ano, ao renovar os Votos, numa Celebração Eucarística, passa a residir já no espaço da Comunidade, sob a orientação direta da Irmã Prioresa, que no Carmelo se chama «NOSSA MADRE». Permanece de véu branco até aos Votos Solenes.

  • Professa Solene: Neste tempo, a Irmã com os Votos Solenes, assume integralmente a Vida Contemplativa do Carmelo Descalço, com todos os seus deveres, alegrias e obrigações. A formação iniciada no tempo de postulante e desenvolvida no Noviciado ou no tempo dos Votos temporários, tem de ser assumida, cultivada e levada a cabo «todos os dias», como uma exigência de crescimento para a União com Deus! A esta formação chama-se «formação permanente». Aqui nesta etapa já não existem pequenas metas a ultrapassar, como nas etapas anteriores. Agora ela mesma tem de «trabalhar» por ser agradável a Deus a fim de chegar à União Divina.

bottom of page