top of page

Fotografia de fundo: Carmelo da Guarda

                                                                                                           

 

                                                                                                                                                                                                               

 

 

 

 

O nosso estudo (Sagr. Escritura, a Mística de St Teresa e de S. João da Cruz, etc, ) não é tirar cursos, mas fundamentalmente ajudas para alcançar a UNIÃO  com Cristo. A Formação além de ser intelectual, toca sobretudo no concreto da vida e não termina com o Compromisso definitivo, mas continua pela vida fora e esta chama-se "formação contínua", que versa sempre sobre o nosso carisma e tudo o que possa enriquecer a sua vivência. Esta formação que ciclicamente é dada em Comunidade, é essencialmente individual, cada uma na sua cela.

Temos uma Biblioteca  onde a Irmã solicita o livro desejado para elaborar este estudo simples mas profundo. Todo o estudo feito no Carmelo, tal como a Lectio Divina, provoca mudanças profundas, porque é feita com o coração e o afeto em Deus. Deste estudo pessoal saem normalmente pequenos livros de formação para a Comunidade. 

​1. 
2.   FORMAÇÃO PERMANENTE: 

Toda a nossa formação converge para alcançar a liberdade interior numa união cada vez maior com Cristo! É, em definitiva, o programa que Santa Teresa nos deixou: Quanto mais profundas forem as nossas opções por Cristo, mais livres nos sentimos! Daí que a formação é-nos indispensável para caminharmos e não pararmos!

 O AMOR que suscita o desprendimento - o recolhimento - a renúncia -  o silencio - a soledade, leva-nos à liberdade interior. Quando se opta pela Plenitude, opta-se igualmente pela renuncia! O amor tem as suas exigências e é com alegria que devemos responder a elas. É como uma noiva...se escolheu o seu «Amado»...renuncia aos outros todos...e fará isso com tristeza? não! é natural do amor que se entrega completamente! Tudo o que possamos «estudar» refletir, etc...só tem um objetivo: estar livre para a invasão de Deus!

A nossa vida contemplativa, i.e., de enamoramento de Deus implica termos no coração as necessidades humanas do mundo que chegam até nós. A fecundidade da nossa vida em favor de cada homem e de cada mulher depende desta UNIÂO ÍNTIMA com Cristo.

bottom of page