ESCOLA DOS PROFETAS 

Fotografia de fundo: Monte Carmelo

Qual era o objetivo da “escola de profetas” no Monte Carmelo? : treinamento e encorajamento.

À sombra do testemunho de fogo de Elias, formou-se, no Monte Carmelo a «ESCOLA DOS PROFETAS». É assim como ainda hoje chamam  a uma das suas grutas, transformada em centro de veneração tanto para Judeus como para árabes.

 

Na esteira de Elias, Eliseu foi o seu melhor discípulo, que recebeu uma terça parte do seu espírito e que, a seu tempo, tornou-se o líder dos discípulos dos profetas. Nesta Escola estudava-se a Sagrada Escritura. Este estudo versava principalmente sobre os Livros Históricos, os poéticos e a Torá que são os 5 Livros do Pentateuco.. Havia espaço também para a instrução na música sacra e poesia (1 Sm 10,5)

Os discípulos aprendiam a opção fundamental pelo Deus vivo e preparavam-se para enfrentar, também eles, a idolatria e a apostasía que em todas as épocas visitaram Israel. O  profeta mais experiente e com mais «autoridade moral», transmitia o ensino com a sua própria vida e seu trabalho, e era ele mesmo que consagrava os novos obreiros à missão de reconduzir o rebanho desgarrado de Israel ao aprisco do Senhor (Sl 23). 

 

A vida diária nestas escolas não era nada fácil. Os estudos eram exaustivos, as acomodações eram precárias (2Rs 6,1), a falta de recursos era uma constante (2Rs 4,1), o trabalho era árduo e, se não bastasse isso tudo, a comida era escassa, geralmente produzida por eles mesmos, em hortas comunitárias. 

Não foi Elias um Homem de Deus, burilado pelas privações?...o discípulo não era maior do que o seu mestre, nem continua a ser....

source.gif
LOCALIZAÇÃO

Carmelo da SS Trindade

Quinta Nª Srª do Mileu

6300-818  -  GUARDA - PORTUGAL

carmeloguarda@carmelitas.pt

Tel 271224014

Nossas redes sociais
AVÉ MARIA - Sarah Brightman
00:00 / 00:00
  • Escola de oração
  • YouTube Social  Icon
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now