Carmelo da Santíssima Trindade
Monjas da Ordem dos Irmãos Descalços
da Bem-Aventurada Maria do Monte Carmelo
O RECREIO TERESIANO
Fotografia de fundo: Zona Superior das Celas do Carmelo da Guarda
O que é o RECREIO TERESIANO?
Santa Teresa deixou escrito o que, neste ponto, queria de nós:
-
«De nenhum modo se permita o jogo, pois o Senhor dará graça a umas para recrearem as outras. Procedendo assim, todo o tempo será bem empregue. Procurem não ser enfadonhas umas para as outras, mas que as palavras e brincadeiras sejam discretas!». ( Const P. n. 27).
Num outro lugar escreve:
-
« O Recreio serve não só para alegrar as Irmãs, mas também para que cada uma aprenda a conhecer as suas próprias faltas e tomem um certo alívio para levar melhor o RIGOR DA REGRA...!» (Livro das Fundações)
«Sinto que é difícil numa comunidade numerosa manter o espírito de familia em que a Santa Madre Teresa de jesus queria que vivêssemos, em que o recreio comunitário alimente esse espírito de união por meio de uma conversa comum e única, onde não é necessário gritar para poder tomar parte numa questão que se levanta e convém dar uma achega, em que, numa palavra, haja "um só coração e uma só alma" um só interesse e um só assunto!» (Madre Maria das Mercês de Jesus OCD)
«O Recreio é um momento culminante de relação fraterna;
Foi um dos grandes empenhos porque tanto lutou Santa Teresa de Jesus. A sua pessoa mais do que os seus escritos, foi quem conseguiu caracterizar este acto comunitário desde os primórdios da sua 1ª fundação. O Recreio da Comunidade teresiana vem a ser o reflexo da própria santa Teresa que, segundo as testemunhas, era extraordinariamente alegre e jovial.
-
Este Recreio tem entidade própria, é um ato importante e imprescindível e reveste um carácter de festa.
-
É desabafo e terapia do ânimo e do espírito.
-
É uma radiante manifestação do amor fraterno,
-
É obra de todas e de cada uma.
-
Este recreio põe à prova o AMOR,
-
é um desafio ao egoísmo;
-
é um convite a sair de si mesma, a esquecer os próprios sofrimentos para aliviar os das irmãs.
-
É certo que não há melhor terapia do que esta para serenar-se: sair do próprio «eu» é sinal inequívoco de desprendimento, exercício de amor. (cf La Comunidad en Teresa de Jesús por Jesús Murillo OCD)
Este Recreio é imprescindível para o equilibrio psicológico, orante e solitário de cada Irmã e do ambiente solitário e orante da Comunidade.