
Carmelo da Santíssima Trindade
Monjas da Ordem dos Irmãos Descalços
da Bem-Aventurada Maria do Monte Carmelo

O NOSSO ÚNICO PROJETO DE VIDA É JESUS CRISTO! NÃO TEMOS OUTRO!






1 - «Fui educada num Colégio de Irmãs francesas. Gostava muito delas, mas se me perguntassem nessa altura qual a vocação que gostaria de ter á hora de partir para o Céu, diria que não gostaria de ser Religiosa. Eu achava que as Religiosas eram pessoas de segunda categoria. Estando em Coimbra como universitária, num momento de oração como que me vi ajoelhada num Claustro e uma voz que me perguntava: 'E SE EU TE QUISESSE ASSIM?...e nunca mais sosseguei. Jesus começou a atrair-me para o 'silêncio', para pertencer só a ELE. Só depois de superar muitos obstáculos - ao fim de 8 anos - é que pude entrar no Carmelo. Jesus absorvia-me...!» Maria das Mercês

«Olá...sou a Maria das Mercês, vamos colocar aqui os testemunhos vocacionais das minhas irmãs deste Carmelo da Guarda, no Sopé da Serra da Estrela»
Mercês
Mercês







3- «Tenho de confessar que eu não gostava de 'freiras de clausura'. Achava-as 'fora do nosso mundo', 'antiquadas' e isso incapacitava-me para ver a beleza extrema da Vida Contemplativa. Um dia, quando Deus me tocou para ser só d'ELE, tudo o que fazia parte da minha vida ficou sem nenhum interesse: a moda, o curso universitário, as diversões, o namorado, os amigos e as suas conversas. Como resposta a esse «toque» interior que deu uma reviravolta na minha vida, dediquei-me à atividade missionária junto de pessoas necessitadas de todo o género. Fiz a experiência da compaixão, da ternura, de encontrar Jesus na pobreza humana, no sofrimento dos outros. Isso estava bem, dava absolutamente sentido à minha vida mas chegou um dia em que isso já não me bastava, eu queria muito mais! Eu queria Jesus mesmo, a Sua intimidade. Eu queria ser cúmplice da Sua Missão no mundo, mesmo que nunca ninguém me conhecesse... e fiquei espantada, porque, de repente, a vida num Claustro apresentou-se-me a mais bela e a mais fecunda no plano da Salvação de Jesus Cristo!!!! Tive de fazer opções dolorosas . O desejo de JESUS me abrasava o coração! Claro que houve sofrimento, incompreensões dos amigos e da família, mas Deus atraía-me a Si de tal forma que tinha de largar tudo. Descobri, nessa altura, a radicalidade a
2 - «E se Deus te chamasse...tu ías ? Estas palavras "inquietaram-me. O meu futuro que imaginava "livre", deixou de me interessar, bem que estava já no 4º ano da Faculdade. Rezei muito, pedi ajuda e um dia na adoração do Santíssimo, fez-se luz e vi, com toda a certeza, que o Senhor me queria só para ELE e no Carmelo. Procurei quanto antes, entrar no Mosteiro! Mas é de notar que antes desta luz e desta decisão, quando ía para a faculdade passava diante do Carmelo de Coimbra e eu dizia para mim mesma: "É preciso ser-se doido para se fechar toda a vida dentro desses muros!"


que era chamada a «gritos» pelo Senhor: Precisava da intimidade de Jesus. Precisava de um ambiente diferente. Um dia, ao ler um livro com o título: «Doutrina espiritual de Isabel da Trindade», já canonizada, identifiquei interiormente - através dessa leitura - o ambiente do CARMELO. Era nesse silêncio que encontraría o TESOURO DESEJADO mais do que qualquer outra coisa neste mundo. Passado algum tempo entrei no Carmelo. Logo que entrei senti uma profunda e completa PAZ e uma ALEGRIA tão grande e libertadora que não sei a que comparar...Não podia imaginar a aventura que me esperava! A amizade profunda com Jesus Cristo é das coisas mais incríveis que podemos viver! No Carmelo onde Jesus nos revela os Seus segredos, quando não lhe negamos nada, também nos faz participar da Sua Missão. A interioriodade descobre-nos a FONTE de onde procede essa Sua MISSÂO. Torna-nos cúmplices d'ELE desde dentro! Somos «como que a Sua humanidade suplementar, onde Ele atualiza todo o Seu mistério» (Palavras da Santa Isabel da Trindade) . Os Seus dois amores: o PAI e a HUMANIDADE são os nossos 'amores'. ELE é o nosso outro 'EU'. Posso dizer que a felicidade do meu coração tem um nome: JESUS CRISTO!
4 - «Um dia passei por um Carmelo e participei na Eucaristia. Depois da Comunhão vi que uma Irmã desse Carmelo na ação de graças se prostrou na chão e aquilo 'impactou-me' e pensei 'também gostava de ser assim' e nunca mais saíu da minha cabeça e do meu coração aquele desejo. Depois de um discernimento, vi que era um chamamento ao Carmelo e aqui estou. Nunca me arrependi de ter vindo!»
5 - «Levava a minha vida normal de trabalho e familiar quando caí doente com o COVID-19. Foi no início do COVID. Isolada no meu quarto, sem contacto humano e num estado mais ou menos grave, questionei o meu modo de vida superficial e o fim último da vida humana. Procurei na Internet matéria que me pudesse ajudar a aproximar-me mais de Deus para dar um sentido mais pleno á minha vida e assim vi vários vídeos e filmes de santos. Posso dizer que o COVID-19 foi o instrumento que Jesus usou para me abrir os olhos á verdade e puxar-me para ELE. Compreendi que ELE me ama desde toda a eternidade e fez-se muita luz dentro de mim! SENTI-ME PROFUNDAMENTE AMADA! Tomei decisões sérias para o futuro! No fim da doença dei-me conta que Ele me atraía para segui-LO. Tinha o meu trabalho, o meu carro, o meu namorado, os meus amigos e a minha família...tudo isso, apesar de valioso para mim, já não me preenchia o coração. Jesus nos Evangelhos diz: «VINDE VER»...Eu inclinava-me para o Carmelo e andei à procura. Quando mudei de cidade por causa do meu trabalho, vim a este Carmelo, «vim ver» e passei algum tempo - duas temporadas - dentro do Mosteiro. Vim e compreendi que o Senhor me queria aqui neste Carmelo da Guarda. Passado um ano entrei e estou MUITO FELIZ!
6 - «Tudo começou a deixar de ter interesse para mim, tudo me sabia a 'nada'...tinha um bom emprego num Banco, tinha os meus amigos e amigas, tinha o meu curso universitário, o meu carro, a minha casa, as viagens que costumava fazer ao estrangeiro. Quando Deus começou a atrair-me nada disso me interessava já. O meu coração polarizado na Vontade concreta de Deus para mim é que me dava vida e eu queria o mais rapidamente possivel saber onde Deus me queria! Nesta altura, os amigos pensaram que eu estava com uma depressão - e foram avisar os meus pais . porque já não me viam no café e nas diversões habituais, mas eu estava muito bem e com mais saúde que nunca. A minha mãe perguntou-me logo que me viu se eu estava doente porque tinha deixado de frequentar o café e o grupo de amigos, então eu disse-lhe a verdade toda. Troquei muita coisa pela oração junto do Santissimo. Quando Deus aparece na vida desta forma, os nossos olhos do coração vêm melhor! os nossos interesses mudam de direção e o nosso coração fica preso ao Maior Amor da vida: DEUS! Tive que rezar a pedir Luz...senti que não era a vida 'ativa' o meu lugar mas na contemplativa...mas onde?...comecei a pesquizar...e concluí que o Carmelo era o DOM DE DEUS PARA MIM, e cá estou muito feliz!! »
7 - «Cresci a ouvir a minha mãe a rezar os salmos...batizei-me só aos 6 anos e apesar de me ter afastado da Igreja porque não me sentia atraída por ela, um dia acompanhei umas amigas a uma Celebração da Missa. Quando vi as pessoas a comungarem - e eu não sabia o que era aquilo pois nunca tinha recebido a catequese - fiquei intrigada e quis saber mais...quando compreendi que Jesus estava VIVO naquela pedaço de pão fiquei impactada, queria também comungar. Fiz a Catequese e tive acesso aos sacramentos da iniciação cristã. Passado algum tempo quis entregar-me a ELE. Eu namorava, mas já não me interessava. Queria dar-me toda a Deus. Ainda trabalhei como missionária, mas desejava mais..e só encontrei no Carmelo o sossego da minha alma: a intimidade com Jesus, a oração e o sacrificio pela humanidade e por todos quantos necessitam de DEUS! Já não permaneço apenas junto de umas poucas pessoas, agora abraço o mundo inteiro!»

8- «Senti que Deus tinha algo para mim de muito especial, sentia-me atraída por Jesus. Uma coisa me parecia clara: não me interessava nada a vida contemplativa. O que eu queria era a vida ativa para 'trabalhar' para Jesus. Contudo quem me ajudava neste discernimento insistia para eu ir ao Carmelo da minha diocese para falar com uma Irmã. Tive muita resistência em obedecer, pois EU NÃO QUERIA A VIDA CONTEMPLATIVA, achava as irmãs umas «pobrezinhas» que não fazem nada. Só depois de ter ido falar com a Irmã indicada, e ter exposto todas as minhas rebeldias, fraquezas etc, para convencer a Irmã de que o meu lugar não era no Carmelo, na viagem de regresso a casa e entre muitas lágrimas ao volante «caí do cavalo» como São Paulo e lamentava-me: «ai o que eu fiz...agora elas já não me vão receber... ai o que eu fiz»...entrei em casa assim lavada em lágrimas. Contactei, no dia seguinte com o Carmelo e dei início a uma caminhada muito boa de quase 2 anos que culminou com a minha entrada neste Carmelo! Estou como o peixe na água! Fiquei tão sedenta de Deus que nem consegui terminar o Maestrado do meu Curso!!!! Afinal a nossa vida está bem ocupada com o trabalho manual...mas o nosso trabalho mais selecto é a ORAÇÃO e a UNIÃO COM JESUS CRISTO!»

Esta é a Irmã Cecilia da Santa Face do Carmelo da Argentina. Iniciar-se-á o seu processo de beatificação dia 23 de Fevereiro de 2025. O Carmelo é sempre ALEGRIA quando, como diz Santa Teresa de Jesus, fundadora do carmelo descalço - quando queremos contentar só a Deus...NÃO TENHAS MEDO!!!
Se quiseres ter um discernimento contacta-nos:
Teresinha do Menino Jesus
Joaninha
Chiquitunga
Sabete
Fininha
Cecí