AS CONSTITUIÇÕES "Primitivas"   e a sua atualização ao longo da História

Fotografia de fundo: Carmelo de S. José de Ávila

No pensamento de Santa Teresa as Constituições só existem para podermos viver com mais perfeição a REGRA dos Eremitas que nos deixou como norma de vida. Podemos dizer que enquanto a Regra é como que "intocável" as Constituições sofrem mudanças ao longo da História.» C.G.

 « As Constituições a que o Carmelo Descalço chama  "Primitivas", foram o resultado escrito por Santa Teresa de Jesus, depois de experimentadas e testadas durante alguns anos,  juntamente com as suas primeiras discípulas,  no primeiro Carmelo fundado em S. José de Ávila. Este Carmelo foi fundado em 1562 e as Constituições foram finalmente submetidas ao Superior Geral da Ordem em 1567.

 

As normas propostas nestas Constituições primitivas, foram confirmadas posteriormente em 1581 em Alcalá e assumidas ao longo da História da nossa Ordem. Antes ou depois do Concílio, foram, são e serão sempre um farol potente que ilumina e dá a sua justa forma às necessárias atualizações .

Quando dizemos que as atualizadas assumem, ao longo da história uma fidelidade genuína às primeiras, dizemos bem, porque as «primitivas» são como que a espinha dorsal  delas. Aliás, não podemos compreender corretamente nem viver  adequadamente as atualizadas de 1991 se não tivermos «ruminado» no coração as «primitivas», pois estas são - como já foi dito - o esqueleto, o suporte que dá o justo sentido e a forma adequada  àquelas.

Qual é, então, a espinha dorsal das primitivas  que permanece intacta ao longo da história?  é a MANEIRA DE PROCEDER que Teresa de Jesus instaurou, que não é outra coisa que a sua maneira específica de distribuir o tempo entre o descanso, o trabalho, a oração, os tempos de deserto em solidão, etc...tendo uma única meta: o RECOLHIMENTO em vistas á União Divina.

A grande diferença entre as Primitivas e as atualizadas, é que as primitivas são pequeninas, sem qualquer acrescento de comentário de espiritualidade ou teologia, enquanto que as atualizadas, além do essencial das primitivas, possuem esses comentários tornando-as mais longas.

source.gif
LOCALIZAÇÃO

Carmelo da SS Trindade

Quinta Nª Srª do Mileu

6300-818  -  GUARDA - PORTUGAL

carmeloguarda@carmelitas.pt

Tel 271224014

Nossas redes sociais
  • Escola de oração
  • YouTube Social  Icon
AVÉ MARIA - Sarah Brightman
00:00 / 00:00
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now